Sondagem Universidade Católica: Só os indecisos podem impedir a reeleição de Cavaco

É a quarta sondagem às Presidenciais 2011 revelada num espaço de três dias. De acordo com a sondagem da Universidade Católica, Cavaco Silva garante 55% das intenções de voto no próximo domingo.

Caso se confirmem estes resultados, o actual Presidente da República é reeleito na primeira volta. Para ser possível uma segunda volta, quase todos os indecisos teriam de votar num dos restantes candiatos.

O estudo foi realizado entre os dias 15 e 18 de janeiro de 2011, ou seja, ainda com uma semana de campanha eleitoral pela frente.

Entre os inquiridos que admitem participar no ato eleitoral de próximo domingo, 40% diz votar em Cavaco Silva, 15% em Manuel Alegre e 7% em Fernando Nobre. Francisco Lopes recolhe 4% das intenções directas de voto e José Manuel Coelho e Defensor Moura obtêm cada apenas 1%. Nas intenções directas de votos, 4% pretende votar em branco.

Fazendo uma análise às intenções e inclinações de voto dos eleitores, os dados revelam que 55% pretende votar no candidato apoiado pelo PSD e CDS-PP.

O candidato apoiado pelo PS e Bloco de Esquerda, estima-se ter uma votação na ordem dos 20%, enquanto o candidato independente Fernando Nobre conquista 9%. Em Francisco Lopes votam 6% dos inquiridos.

A estimativa de votação é obtida calculando a percentagem das intenções directas de voto em cada candidato em relação ao total de votos válidos, incluindo brancos e nulos, mas excluindo abstenção, não-respostas e indecisas.

Nesta sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, 27% admite a possibilidade de não comparecer nas urnas.

A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 4321 inquiridos é de 1,5 por cento, com um nível de confiança de 95 por cento.

5 comentários a “Sondagem Universidade Católica: Só os indecisos podem impedir a reeleição de Cavaco

  1. Pingback: Tweets that mention Sondagem Universidade Católica: Só os indecisos podem impedir a reeleição de Cavaco | Eleições Presidenciais 2011 -- Topsy.com

  2. Epitácio Lemos

    Realmente este blog é extremamente democrático… Veja-se que até só tem comentadores do PSD e do CDS, (e aparentemente um independente)…

    Responder
  3. Carlos Paiva

    Não nos podemos esquecer que estas sondagens são, geralmente, de qualidade muito duvidosa. São usadas para tentar influenciar a intenção dos eleitores. Esta é da Universidade Católica, uma instituição indubitavelmente pro-cavaquista.

    Responder
  4. André

    concordo plenamente com o antonio ribatejo… nao nos vamos preocupar as sondagens nao contam.. .conta sim a votaçao de dia 23 … vamos vencer!

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>